top of page
CONVERSA COLAB.png

Procrastinação: como fazer agora o que sua mente quer fazer depois?


Procrastinação


A procrastinação é um problema sério e que afeta tanto a vida pessoal quanto a profissional. Quem nunca se pegou adiando aquela tarefa importantíssima, trocando-a por algo bem mais fácil, tipo rolar o feed do Instagram ou dar uma olhada nas notícias?


Esse mal invisível, é quase como um fantasma que vai assombrando nosso dia a dia, sempre esperando o momento certo para nos pegar desprevenidos. Por mais que pareça inofensivo, esse hábito de adiar o que precisa ser feito só traz prejuízo.


A pergunta que fica no ar é: como se livrar disso? Neste artigo, vamos entender o que leva as pessoas a procrastinarem e como dar um basta neste problema. Confira!


O que é a procrastinação e quais são suas causas?


Procrastinar é o famoso "deixar para depois". É quando a gente sabe que tem uma tarefa importante esperando, mas prefere fugir para algo que não exige muita atenção e esforço.


Às vezes, é como se a mente fizesse um acordo com a preguiça e dissesse: "Vamos deixar pra amanhã, porque hoje não dá".


Nesse momento é que você se pega assistindo um vídeo de 10 minutos no YouTube e, de repente, 2 horas se passaram e o trabalho que precisava ser feito nem foi iniciado. O pior é que, além de perder tempo, essa fuga traz consigo um peso invisível: o estresse de não estar cumprindo o que precisa ser executado.


Em outras palavras, é como carregar uma mochila cheia de pedras que você vai colocando sem perceber. E no fim, o que era para ser leve vira um fardo.


O que provoca a procrastinação nas pessoas?


A procrastinação tem uma série de razões. A primeira é mais famosa é a "paralisia da análise". Ela acontece quando você começa a pensar tanto no que tem que ser feito, que acaba ficando travado.


A mente começa a tecer um emaranhado de possíveis erros e falhas, e isso faz com que o medo de começar seja maior do que o receio de não fazer nada. O que parecia ser simples vira um monstro no caminho, e, em vez de enfrentar, a pessoa escolhe ficar parada.


Basicamente, parece até que ela está esperando o momento perfeito, que nunca chega. E, assim, o problema só cresce. Outro vilão na procrastinação é o medo de falhar. Ou seja, aquele receio de que, se não fizer tudo do jeito perfeito, será um desastre.


Então, em vez de tentar, a pessoa deixa o trabalho de lado. Vai empurrando com a barriga, na esperança de que tudo se resolva sozinho. Mas no fundo, o medo vai só se fortalecendo e, no final, o que poderia ser uma tarefa simples vira um gigante impossível de derrotar.


Além disso, temos o perfeccionismo. Sempre que a pessoa acha que não foi perfeito, não vale a pena tentar. Então, em vez de começar, ela prefere deixar para depois. Porém, o "depois" nunca chega. Assim, de desculpa em desculpa, o problema só cresce.



Como parar de procrastinar?


O segredo para deixar de procrastinar está em quebrar o problema em pedaços menores. Ou seja, em vez de encarar uma tarefa imensa a pessoa pode dividi-la em partes pequenas.


Por exemplo, imagine que você precise fazer um relatório. Nesse caso, é possível começar com uma pequena etapa, como escrever a introdução ou "fazer um esboço rápido".


Isso já vai diminuir a pressão e vai te dar um fôlego inicial. Como uma bola de neve, quando você começa, tudo vai se encaixando. Nesse caso, é normal que você queira continuar escrevendo, uma vez que já começou.


Outra dica que pode te ajudar muito é definir um prazo para cada etapa. Nesse caso, é possível criar deadlines mais curtos e específicos para cada parte do projeto. Assim, em vez de ficar se preocupando com a data final da entrega, você fraciona as atividades em prazos mais curtos, evitando o acúmulo para o último momento.


Por fim, para quem sente aquele bloqueio na hora de começar, tem uma técnica bem simples, mas poderosa que se chama 5-Minute Rule. A prática é muito simples: comece fazendo uma atividade por apenas 5 minutos


Parece pouco, mas o truque é que quando você dá o primeiro passo, tudo fica mais fácil.


Após começar, é normal que você acabe indo além do que imaginou. O difícil é sempre o início, mas uma vez que você começa, o resto parece mais natural.


Além disso, existem outras estratégias que você pode adotar. Primeiro, é utilizar um aplicativo de produtividade. O mais conhecido é o Trello, uma ferramenta visual que organiza as tarefas por colunas e listas. Muito interessante para organizar e gerenciar o tempo no trabalho.


Além disso, nós temos algumas opções de leitura que podem te ajudar a vencer a procrastinação. Uma delas é “A Arte de Fazer Acontecer”, do escritor David Allen. Nesta obra, você aprende como organizar tarefas e gerenciar a sua produtividade para ter mais foco e clareza em suas atividades diárias.


Outra dica interessante é “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg. Nele, você aprende os gatilhos da procrastinação, podendo transformá-los em hábitos mais produtos.


Como usar a procrastinação a meu favor?


Agora, e quando você percebe que está procrastinando? Bem, o melhor é não ficar se torturando. Em vez de bater na tecla da culpa, aproveite esse tempo pra dar uma pausa e deixar a mente respirar.


Um pouco de descanso não faz mal nenhum, pelo contrário: pode trazer aquela ideia genial que estava faltando. É como se a mente precisasse de um momento de paz pra se organizar e começar a produzir.


Se você realmente não consegue sair do lugar, tente usar o tempo de "fuga" de forma mais criativa. Em vez de se perder em vídeos sem fim, você pode ler um livro inspirador ou assistir a uma palestra motivacional. Esses pequenos momentos podem ser mais produtivos do que você imagina.


Outra dica interessante é prestar atenção nos momentos em que você está com energia alta.


Todo mundo tem aquele horário do dia em que se sente mais disposto. A ideia é aproveitar esses picos energéticos para atacar as tarefas mais difíceis.


Por outro lado, quando a energia estiver mais baixa, guarde as tarefas mais simples, que não exigem tanto de você. Assim, fica mais fácil lidar com o que realmente importa.


No final das contas, lidar com a procrastinação é um desafio, mas também pode abrir espaço para fazer reflexões e pensar em melhorias na própria rotina.


Ao seguir as dicas deste conteúdo, você vai começar a perceber que a produtividade não precisa ser um bicho de sete cabeças. É só começar, mesmo que com passos pequenos. E, quando você menos perceber, estará muito mais perto de alcançar seus objetivos.


Se você precisar de ajuda extra, a Conversa Colab ajuda profissionais e empresas a compreenderem a procrastinação e adotarem estratégias para tornar a rotina mais leve e produtiva. Acesse nosso site para saber mais.

Yorumlar


bottom of page