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Eu trabalhava como Gerente de Produto na Indústria Farmacêutica quando os primeiros iPads chegaram para a força de vendas, há pouco mais de 10 anos. Naquela época, a gente se perguntava a verdadeira utilidade de ter um VA (ajuda visual) na tela. Também havia medo de que a tecnologia substituísse o toque humano e a preocupação de sempre com a substituição de postos de trabalho. No entanto, com o tempo, entendemos o papel dos tablets na propaganda médica e hoje é uma ferramenta totalmente incorporada ao dia a dia do profissional de vendas e de marketing.
O tempo passou e percebo que atualizamos a pergunta para uma outra tecnologia: a Inteligência Artificial (IA) vai substituir o emprego de um humano? Sendo mais objetivo, vai substituir o trabalho dos profissionais na propaganda médica? Do Gerente de Produto? A resposta é não – pelo menos – não para aqueles que se anteciparem e adotarem as novas tecnologias. A IA não está aqui para substituir, mas para ser uma aliada, para que você possa encontrar tempo na sua vida ao otimizar tarefas de pouco valor para pensar naquilo que mais importa, de forma mais estratégica. Imagine poder personalizar cada visita promocional e automatizar tarefas repetitivas. Usando IA, você terá mais tempo para construir relacionamentos humanos sólidos e fechar negócios.
Embarque junto com a gente nessa nova onda e descubra como a IA pode revolucionar o seu trabalho e alavancar seus resultados.
Inteligência Artificial (IA) sem mistério
A IA não é um conceito distante ou futurista
É na verdade um conjunto de tecnologias que permitem que máquinas aprendam com dados, identifiquem padrões para que você tome decisões mais eficientes.
A boa notícia é que a IA está mais acessível do que nunca. Você não precisa ser programador ou ter muita familiaridade com tecnologia para começar a utilizar a IA. O primeiro passo é desejar se aproximar e entender como essas tecnologias podem ser úteis para você e sua equipe de vendas.
Existem várias formas de IA. O que vamos tratar aqui são os benefícios do tipo disponível em grandes plataformas como Google, GPT e Microsoft que podem ser facilmente utilizadas por todos nós, com a linguagem do dia a dia, como se você estivesse em um chat.
Humanos no comando - Competências para Aproveitar a IA
Para tirar o máximo proveito da IA, precisamos entender que os humanos estão no comando e assim como qualquer outra atividade, é essencial desenvolver algumas competências comportamentais essenciais. Aqui estão algumas das mais importantes:
1. Curiosidade: A disposição para aprender e se adaptar a novas tecnologias é crucial. Profissionais curiosos e abertos ao aprendizado contínuo estarão mais preparados para explorar as capacidades da IA e aplicá-las de maneira eficaz. Lembre-se: você vai precisar saber fazer perguntas.
2. Pensamento Crítico: A IA fornece dados e insights, mas cabe ao humano interpretar essas informações de maneira crítica. Desenvolver a habilidade de analisar e questionar os dados ajudará a tomar decisões mais assertivas e estratégicas. Validar sempre!
3. Adaptabilidade: A tecnologia está em constante evolução, e a capacidade de se adaptar rapidamente a novas ferramentas e processos é fundamental. Profissionais adaptáveis conseguem integrar a IA em suas rotinas de trabalho de maneira mais eficiente.
4. Comunicação Eficaz: Mesmo com a automação de tarefas, a comunicação humana continua sendo essencial. A IA pode ajudar você a ter insights, mas a habilidade de comunicar esses insights de maneira clara e persuasiva é indispensável para fechar negócios. A vida continuará acontecendo além do prompt.
5. Empatia: A personalização é um dos maiores benefícios da IA, mas entender as necessidades e emoções dos clientes será sempre uma atribuição humana. Desenvolver a empatia ajuda a criar conexões mais profundas e significativas com os clientes. A partir deste ponto, traga a IA para dar um passo além na relação comercial.
Apesar dos avanços da IA, certas competências humanas são insubstituíveis e continuarão sendo essenciais no ambiente de trabalho. Saber o que não pode ser automatizado é um ótimo guia para orientar o desenvolvimento pessoal.
Impacto da IA na Força de Trabalho
A adoção da IA está tendo um impacto significativo na força de trabalho global. Aqui estão alguns dados relevantes:
Analisando os três dados que mapeamos acima, dá para entender que a adoção vai ser rápida e vai movimentar a vida de todos nós. Só tem uma coisa para se fazer: aprender a utilizar a IA agora.
O Poder da IA nas Vendas
Com a capacidade de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões, a IA pode ajudar você a prever comportamentos de clientes, personalizar abordagens de vendas e otimizar processos. É como receber o feedback do cliente a cada visita e já sair com o plano de ação.
Ganhos em escala
Pense na melhor abordagem de vendas que puder fazer. Agora, ao invés de só replicar para todos os clientes, vamos adaptar, solucionando as objeções e criando oportunidades, respeitando cada perfil. Pronto, um exemplo de personalização.
Automação de Tarefas Repetitivas
Imagine analisar o relatório de vendas indo direto ao que interessa, sem ter que passar pelos produtos ou informações desnecessárias e ainda fazer um resumo em 140 caracteres. Responder e-mails bem estruturados, ler e-mails e planos de ciclo resumidos em poucas palavras.
Previsão de Vendas e Análise de Dados
Que tal preparar um relatório do setor em ppt? E estimar o fechamento de vendas e demanda apenas conversando em um chat?
Melhoria Contínua com Feedback em Tempo Real
Avalie a sua própria propaganda e receba insights sobre o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Isso permite um ciclo contínuo de aprendizado, logo melhores resultados.
Legal, mas e agora?
A Inteligência Artificial está redefinindo o cenário profissional, oferecendo ferramentas poderosas para melhorar a eficiência, personalização e previsibilidade. Ao adotar essas tecnologias, os profissionais de vendas podem não apenas aumentar suas taxas de sucesso, mas também proporcionar uma experiência melhor aos clientes.
A adoção dessa nova tecnologia parece estar relacionada com três fatores essenciais:
Entender o seu valor no mercado de trabalho. Mesmo com tantos exemplos, existe sempre o grupo de adoção tardia que acaba perdendo a janela de oportunidade (e, talvez, o emprego);
Confiar nas habilidades da IA. Precisamos reconhecer que existem pontos de melhoria para a IA, mas alcançamos um momento de inflexão e precisamos entender que para certas tarefas, ela é melhor que humanos;
A falta de diretrizes claras de uso por parte de grandes corporações. Estamos todos aprendendo, mas a falta de orientação clara pode estar inibindo o uso e a adoção.
Se você ainda não está utilizando a IA no seu trabalho, não significa que você ficou para trás, mas que você precisa se apressar. A janela de oportunidade está se fechando. Comece adotando medidas simples, como conhecer as opções disponíveis e as ferramentas gratuitas. Para acelerar o seu aprendizado, existem cursos e especialistas que podem ajudar com as melhores práticas. Esperamos que esta edição tenha encorajado você a investir no seu desenvolvimento. Até breve!
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